Iniciativa RWSN-REACH 100M

Um diagnóstico global de fornecedores de serviços de água rurais para informar o financiamento baseado em resultados.

Qual é o problema?

Em 2017, quase 800 milhões de pessoas ainda careciam de abastecimento básico de água. Oito em cada dez dessas pessoas viviam em áreas rurais, muitas em comunidades que, em um ponto ou outro, viram a construção de pontos de água. No entanto, depois de décadas de investimento, o que ficou para trás é um cemitério de infraestrutura e serviços de abastecimento de água rurais falidos.

De um modo geral, os parceiros do setor concordam: não somente há necessidade de aumentar as operações e financiamento de manutenção; as ligações entre os investimentos e os resultados devem ser mais transparentes e o valor do financiamento público existente deve ser maximizado incentivando o desempenho do setor, melhorando a segmentação dos subsídios e promovendo um melhor planeamento e gestão do setor.

O que é financiamento baseado em resultados?

Particularmente nas áreas rurais, é claro que o financiamento concessionário é necessário para garantir serviços confiáveis para todos. O financiamento baseado em resultados é uma forma de investir esses fundos de maneira direcionada, transparente, orientada por dados e escalonável, ao mesmo tempo que motiva os serviços a melhorar ao longo do tempo.

Métricas de desempenho selecionadas, como o número de pontos de água que funcionam de forma confiável, o volume de água produzido e a quantidade de receita local gerada, são usadas para projetar contratos baseados em desempenho com prestadores de serviços e informar os pagamentos quando os resultados são verificados.

O que vamos fazer?

A Iniciativa 100M empreenderá um exercício de coleta de dados em vários estágios para estimar a escala e o potencial do financiamento baseado em resultados globalmente. As etapas incluirão:

  • Identificar e alcançar fornecedores de serviços de água rurais e autoridades de serviços em tantos países quanto possível, com foco em países de baixa e média renda;
  • Administrar uma pequena pesquisa coletando dados para informar a viabilidade e o design de contratos de financiamento com base em resultados em diferentes contextos e tipos de serviço;
  • Identificar um Grupo de Referência de provedores de serviços em vários países interessados em modelar o financiamento baseado em resultados em escala;
  • Usar dados coletados e análises para finalizar uma estratégia para desenvolver financiamento baseado em resultados para apoiar contratos baseados em desempenho para fornecimento de serviços de água para 100 milhões de pessoas até 2030.

Como tu podes participar?

Um diagnóstico verdadeiramente global requer que alcancemos prestadores de serviços de água rurais além daqueles ligados à RWSN e outras redes globais. Procuramos a sua ajuda para identificar o maior número possível deles.

És tu:

  • …um provedor de serviços de água que trabalhas ou planejas trabalhar em áreas rurais e deseja responder à pesquisa?
  • …uma autoridade nacional ou local que supervisiona os fornecedores de serviços de água e desejas responder à pesquisa?
  • …trabalhando para uma organização interessada em explorar o financiamento baseado em resultados para serviços de água rurais?
  • …capaz de nos fornecer contactos para nos ajudar a construir o nosso banco de dados global de provedores de serviços de água rurais e/ou gestores de programas de água rurais em nível nacional?

Tu:

  • …gostarias de saber mais sobre esta iniciativa?
  • …terias interesse em fazer parte do Grupo de Referência?

Em seguida, entre em contacto com Meleesa Naughton em ruralwater[at]skat.ch

Sobre nós

REACH é um programa de pesquisa global financiado pelo Foreign, Commonwealth and Development Office (FCDO) e liderado pela Universidade de Oxford que visa melhorar a segurança da água para dez milhões de pessoas pobres na África e na Ásia até 2024.

A Rede de Fornecimento de Água a Zonas Rurais (RWSN), hospedada pela Skat Foundation, é a rede global de mais de 12.000 profissionais de fornecimento de água a zonas rurais comprometidos em melhorar o seu conhecimento, competência e profissionalismo, para cumprir a visão da RWSN de serviços de água sustentáveis para todos em zonas rurais.

A RWSN está em parceria com a Universidade de Oxford no âmbito do programa REACH para obter financiamento baseado em resultados para 100 milhões de pessoas até 2030. O trabalho está vinculado às conclusões do Consórcio Uptime em demonstrar financiamento baseado em resultados e caminhos para financiamento sustentável para atender progressivamente às metas de gestão de água com segurança.

Author: RWSN Secretariat

RWSN is a global network of rural water supply professionals. Visit https://www.rural-water-supply.net/ to find out more